Entrar

Imagem enviada por e-mail

Categoria Tubular tem campeão inédito. Turismo apresentou dupla tricampeã

Os jubileu de prata do autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) e a 25ª edição das 100 Milhas de Piracicaba Bom Peixe foram celebrados neste fim de semana (2 e 3) com a disputa de quatro corridas de tirar o fôlego e que reuniram 70 pilotos. No sábado foram realizadas as provas de Clássicos de Competição e Fórmula 1600 e no domingo a Stock Jr, como preliminar da prova principal, e a 100 milhas com um grid formado por duas categorias – Turismo e Tubular.

Na prova mais longa do dia, os cunhados Rodrigo Stefanini e Felipe Giannetti conquistaram o tricampeonato a bordo de um Citroën C3, percorrendo as 100 milhas que equivalem a 163 quilômetros no traçado de 2.100 metros do ECPA, em 1:49:18.267. A dupla já havia vencido a prova nos anos de 2010 e 2011.

"Vencer a 100 Milhas uma vez é algo incrível, mas três vezes é um privilégio de poucos”, comemorou Stefanini, emocionado. “O C3 é um carro que vem se mostrando incrível para este tipo de prova no asfalto e acho que fizemos uma boa escolha ao optar por ele”, completou.

Para o companheiro Felipe Giannetti a conquista se deu na estratégia. “Como nas outras duas vezes que ganhamos, o Rodrigo largou e eu assumi o volante na metade da corrida. Mas acho que de todas as edições que corri de turismo, essa foi a mais difícil mesmo porque o grid estava cheio e era formado por muita gente boa”, afirmou.

A dupla campeã em 2013, formada por Lamartine Pinotti e Marcelo Camacho, largou na segunda posição e manteve esse mesmo posto durante toda a prova. Já o piloto de Sumaré, Luis Alves, único a competir sozinho e ir ao pódio, terminou na terceira posição após largar em sétimo.

 

Tubular

Na categoria Tubular, o mais novo dono do circuito caipira de automobilismo é o paulistano Odair Possa D’Água, que venceu a prova pela primeira vez com sua gaiola tubular, completando as 78 voltas em uma hora, 49 minutos.

Após a prova Possa D’Água se dizia realizado. “Participo das 100 Milhas desde 2001 e minha melhor posição havia sido o segundo lugar conquistado no ano passado. Hoje estou muito feliz, pois vencer aqui em Piracicaba é algo que todo piloto sonha”, disse o piloto que venceu de ponta a ponta, mas em nenhum momento teve sossego durante a prova.

"Foi muito suado e até o último abastecimento, quando tivemos um principio de incêndio, não me desconcentrei. Naquela hora, pensei, nada vai me tirar essa vitória e voltei para a pista ainda mais confiante”, contou.

Dito Giannetti acabou parando na volta de número 60, mas isso não o deixou triste. “Estou muito satisfeito e orgulho por esses 25 anos. O ECPA foi um sonho que concretizei e que continua me dando alegrias. Emociono ao ver um grid como esse, repleto de amigo, para celebrar uma prova festiva, onde os verdadeiros ganhadores são os competidores e o público que prestigia o espetáculo”, afirmou.

Além de Giannetti, outros dois pilotos que participaram da primeira edição da prova em 1984 estavam presentes na pista competindo após 30 anos. Edson Paes, que correu com o filho entre os carros de turismo, e Airton Favoretto, que concluiu a prova na segunda colocação da categoria Tubular. “Faltou muito pouco para minha terceira vitória. O carro rendeu muito bem, mas Possa D’Água tinha um carro perfeito na mão e fez uma prova impecável”, comentou.

 

Troféus

Todos os pilotos que subiram ao pódio, de primeiro a quinto, foram agraciados com troféus confeccionados pelos designers Leo Capote e Marcelo Stefanovicz, do ateliê Outra Oficina, escritório voltado para a criação de peças voltadas ao design-arte. Já Dito Giannetti foi homenageado com um troféu alusivo aos 25 anos do ECPA e todo estilizado com esses algarismos.

 

Preliminar de Stock Jr.

Os carros da Stock Jr fizeram a corrida preliminar e a prova valeu pela terceira etapa do Campeonato de Stock Jr. Ainda na parte da manhã deste domingo, os carros realizaram dois treinos livres e a tomada de tempo para a formação do grid de largada.

Motivado pelo melhor tempo no treino classificatório, Otto Baumgart fez uma grande largada e contou com uma confusão no pelotão de trás, para venceu de ponta a ponta, sem dar chance aos adversários. "Fiz uma prova tranquila, porque consegui me desvencilhar das confusões”, disse o piloto que tem o patrocínio da Vedacit e é cada vez mais líder do certame.

A segunda colocação ficou para Joca Silveira e o terceiro colocado foi Edison Cury Neto, que largou em sétimo. Wesley Magalhães e Jorge Ribeiro completaram o pódio.

 

Fórmula 1600

Em mais uma corrida emocionante, João Tubino venceu no sábado a corrida de Fórmula 1600, uma das categorias que contribuíram para abrilhantar o evento piracicabano com arrojada ultrapassagem pelo circuito onde nunca haviam competido.

A prova também valeu para a abertura da Copa do Interior de Fórmula 1600, que retorna ao ECPA para a última etapa, no mês de outubro.

Após a prova Tubino não escondeu a felicidade ao vencer.  “A corrida foi incrível, vencer em um autódromo onde sua corri dá um sabor mais gostoso ainda”, disse.

 

Resultado de todas as categorias das 100 Milhas de Piracicaba:

Os 10 melhores colocados na Turismo

1ª Rodrigo Stefanini e Felipe Giannetti (Capivari/Piracicaba)

2ª Lamartine Pinotti e Marcelo Camacho (Sertãozinho/São Paulo)

3ª LuisAlves (Sumaré)

4ª Neimar Barbosa e Rinaldo Palace (Capivari)

5ª Robinson Valter (São Paulo)

6ª Guilherme Hadadi e Douglas Carvalho (São Paulo)

7ª Gustavo Favoretto (Piracicaba)

8ª Eder R/Luiz C. (Araraquara)

9ª Neto Datti e Cassiano Rodrigues (Piracicaba)

10ª Alex Ferrari e Adilson Gorga (São Paulo/Piracicaba)

 

100 Milhas de Piracicaba Tubular

1ª Odair Possa D’Água (São Paulo)

2ª Airton Favoretto (Piracicaba)

3ª Dito Giannetti (Piracicaba)

4ª Roberto Correa e Daniel Gianfratti (São Paulo)

 

3ª etapa do Campeonato de Stock Jr.

1º Otto Baumgart, 22 voltas em 31:21.703 - melhor volta 1:16.534

2º Joca Silveira a 11.684 - melhor volta 1:17.194

3º Edison Cury Neto a 21.114 - melhor volta 1:17.703

4º Wesley Magalhães a duas voltas - melhor volta 1:16.942

5º Jorge Ribeiro a quatro voltas - melhor volta 1:17.802

 

Fórmula 1600 - Master

1)    João Tubino (San Race) – Master

2)    Daniel Ebel (TJ Motors) – Master

3)    William Daulisio (Ebenezer Racing) – Master

Fórmula 1600 - Novatos

1)    Luiz Menezes Jr. (San Race) – Novatos

2)    Marcelo Vianna (TJ Motors) – Novatos

3)    Matheus Muniz (TJ Motors) – Novatos

 

A XXV 100 Milhas de Piracicaba Bom Peixe foi organizada pelo ECPA, com supervisão e fiscalização da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp).

Texto: Engenho da Notícia - Assessoria de Imprensa ECPA * Foto: Divulgação

Marcadores: turismo ecpa tubular
Avatar

Alex Zuotoski

Fundador do site Espaço Automotivo, BluWeb e mais recentemente do Portal Zpeed. Trabalho também com Serviços de Informática. Formatação, suporte, manutenção em softwares, antivírus, atualização de equipamentos (incluindo servidores), desenvolvimento de websites.
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes google+redes google+
Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado

Isso também pode te interessar

Entrar ou Registrar-se