Entrar

Imagem enviada por e-mail

Além de Christian Fittipaldi, campeão na United SportsCar, Adolpho Rossi, Elias...

Azevedo e Alline Cipriani se tornaram campeões da temporada 2014 no Formula & Automobile Racing Association, disputado na Flórida

O último fim de semana foi de conquistas brasileiras no automobilismo norte-americano. Além de Christian Fittipaldi, que se tornou campeão da United Sportscar, outros três pilotos brasileiros festejaram títulos na temporada que se encerrou no fim de semana. Adolpho Rossi, Elias Azevedo e Alline Cipriani foram campeões do FARA (Formula & Automobile Racing Association), cujo campeonato de endurance se encerrou no circuito de Homestead, na Flórida.

O trio brasileiro comandou a equipe oficial da Ginetta nos Estados Unidos ao longo das seis provas de longa duração da competição. Em dupla, Adolpho Rossi e Elias Azevedo se tornaram campeões da classe MP2-A com um modelo Ginetta G55, enquanto Alline foi a campeã na classe MP4-A com uma Ginetta G40.

 

"Que final de semana incrível, e que temporada incrível", comemorou Alline Cipriani. "Estamos todos felizes demais pelos resultados, principalmente no primeiro ano em que representamos oficialmente a Ginetta nos Estados Unidos. Cheguei a liderar a prova entre os carros da MP4, mas com a intervenção do safety car, acabei perdendo posições. Mesmo assim, pude chegar ao título", disse a piloto. Vice-líder da classificação antes da etapa decisiva, a campeã brasileira de endurance virou o jogo e conquistou o título com um terceiro lugar em sua classe.

Mesmo depois de terem completado a rodada decisiva na quarta posição entre os competidores da MP2-A, em virtude de um acidente envolvendo o francês Matthieu Lecuyer - com quem dividiram a pilotagem da Ginetta G55 neste fim de semana -, Elias Azevedo e Adolpho Rossi confirmaram o favoritismo e venceram a temporada tendo como vice-campeões os também brasileiros Alan Hellmeister e Sérgio Laganá.

A última etapa válida pela temporada 2014 comprovou a força das Ginetta - e a decisão acertada dos brasileiros ao escolher a marca inglesa para a disputa de competições de longa duração na América do Norte. Na etapa do último fim de semana, o time conquistou as quatro primeiras posições na categoria MP2-A, e fechou o dia em segundo, terceiro e quarto lugares na geral.

Gil Farah e Carlos Ambrósio conquistaram a vitória na etapa deste fim de semana entre os carros MP2 (segundo lugar na geral). Renato Benedetto e Gui Affonso ficaram em terceiro na geral, formando a dobradinha brasileira na MP2. Já Sérgio Laganá e Alan Hellmeister completaram o Top-3 da MP2 e garantiram o vice-campeonato da temporada.

 

"Esta tem sido uma temporada muito positiva para nossa equipe", disse Elias Azevedo. "Tivemos um ano de muito trabalho e muitos treinos, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Em um torneio em que dividimos a pista com 68 carros, é preciso uma preparação minuciosa dos carros. E o trabalho de nossa equipe foi recompensado não só com o título conquistado por mim e pelo Adolpho, mas também com o primeiro lugar da Alline e com os ótimos resultados dos demais integrantes da equipe. Estamos muito fortes como time, e isso também nos dá boas perspectivas para o ano que vem", acrescentou o campeão.

Depois de levantar o vice-campeonato da Porsche Cup e o título de Campeão da Audi DTCC no Brasil, Azevedo sagrou-se Campeão Brasileiro de Endurance em 2013 - correndo em parceria com Rossi e Alline -, e chegou neste fim de semana a seu primeiro título internacional.

Adolpho Rossi, por sua vez, chegou ao bicampeonato nos Estados Unidos. "Sem dúvida é uma parceria e tanto. Ganhamos o Campeonato Brasileiro de Endurance no ano passado, e agora chegamos ao título do FARA. O desempenho de toda nossa equipe ao longo da temporada mostra o quanto os pilotos brasileiros podem ser competitivos e bem sucedidos no automobilismo dos Estados Unidos", avaliou Rossi.

A primeira prova válida pelo campeonato 2015 será no próximo mês de novembro. Nos dias 29 e 30/11, também em Homestead, a "Miami 500" dá a largada para mais um campeonato.

Texto: Rafael Durante / Inovapress * Foto: Juha Lievonen

Avatar

Alex Zuotoski

Fundador do site Espaço Automotivo, BluWeb e mais recentemente do Portal Zpeed. Trabalho também com Serviços de Informática. Formatação, suporte, manutenção em softwares, antivírus, atualização de equipamentos (incluindo servidores), desenvolvimento de websites.
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes google+redes google+
Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado

Isso também pode te interessar

Entrar ou Registrar-se