Entrar

  • Categoria Asfalto
  • Acessos: 471
  • Imprimir, Email

Imagem enviada por e-mail
Porsche GT3 Cup Challenge terá em Curitiba sua etapa mais internacional do ano

Além de cinco nacionalidades na pista e a certeza do primeiro campeão do ano, na classe Challenge Sport, corridas deste sábado podem sacramentar o campeão na Challenge e afunilar a disputa na Cup

A temporada 2015 da Porsche GT3 Cup Challenge entra em sua reta final neste sábado em Curitiba com a etapa mais internacional do calendário. Serão cinco nacionalidades na pista na antepenúltima jornada do ano.

Com apenas mais três corridas no calendário, é na Challenge que o grid está com maior variedade de nacionalidades. Além dos brasileiros e do chileno Gonzalo Huerta, que esteve presente na maior parte da temporada, a capital paranaense terá as estreias do sul-africano Sam Moodley e do italiano Fabio Benedetti.

Piloto do Porsche #9, Moodley tem experiência correndo de Porsche na African Endurance Series e participações no Shelby Can-Am South Africa. Já o italiano larga como Porsche #16 e também tem no currículo quilômetros de Porsche de corrida em provas de longa duração, com duas participações nas 6 Horas de Vallelunga.

Na Cup, o argentino Fabian Taraborelli desembarca com aparições esporádicas na Blancpain Endurance Series e anos de experiência competindo com Fiat Abarth e Fiat Linea  em seu país. Ele estreia no Brasil a bordo do Porsche #46.

Outras novidades nos grids são a estreia do vencedor das 500 Milhas de Londrina Paulo Totaro com o Porsche #0 e a volta de Rodolfo Toni com o #53 na Challenge. No grid da Cup o Porsche #6 fica dormente nesta etapa, com Pedro Piquet testando pela F3 Euro no fim de semana.

A jornada no autódromo de 3.695 m da capital paranaense tem o retorno à programação tradicional da Porsche GT3 Cup Challenge, com as quatro corridas no sábado. A primeira largada está marcada para 10h.

O livetime da categoria cobre toda a programação oficial. O portal Terra e o site oficial mostram as provas ao vivo. Todas as corridas da Porsche GT3 Cup Challenge são exibidas em VT na Band e Sportv.

 

Campeonatos 

Na sétima etapa da temporada, o funil dos títulos em disputa no Porsche GT3 Cup Challenge ficará mais estreito em Curitiba.

Na classe Cup, o clube dos quatro bicampeões segue na briga atrás do inédito tricampeonato. Atual dono do título, Constantino Jr desgarrou na pontuação nas últimas quatro corridas em Goiânia, mas os adversários mais próximos têm retrospecto invejável na capital paranaense: Miguel Paludo acumula seis vitórias e quatro segundos lugares em dez largadas nesta pista, onde Ricardo Rosset e Ricardo Baptista têm o hábito de protagonizar as tomadas de tempo e as corridas.

A três provas de coroar seu campeão, a classe Challenge tem os três primeiros separados por apenas oito pontos. JP Mauro está na liderança e com possibilidade matemática de sair campeão de Curitiba (considerando combinação de resultados e os descartes previstos em regulamento). Mas Fabio Alves ressurgiu como o maior pontuador em Goiânia e espera levar a decisão para a preliminar do GP Brasil em Interlagos, onde conquistou seu título no ano passado. Elias Azevedo vem logo a seguir e promete correr “com a calculadora no volante”.

Já na Challenge Sport não tem matemática mais para ser feita: o título sai em Curitiba, última etapa válida pela classe de entrada. Na classificação por pontos corridos, Tom Filho aparece na liderança com quatro pontos de vantagem sobre Rodrigo Mello. Mas considerando os descartes é o dono do Porsche #29 quem lidera sobre o campeão da classe Light em 2013.

 

Declarações dos pilotos

Objetivo é manter o que estamos fazendo. A vitória em Goiânia, mesmo com o lastro, motiva bastante. Sempre gostei de Curitiba e estou feliz em voltar ao lugar da primeira vitória do ano lutando pelo campeonato a três etapas do fim

MIGUEL PALUDO, vice-líder da Cup

Na abertura da temporada, me senti muito confortável no carro e ganhei as duas em Curitiba. Espero manter essa performance mesmo com o lastro de 50 kg. Gosto muito do traçado e vou muito confiante. Com os descartes, tenho 12 pontos de vantagem, que me dão a chance de garantir o título no sábado

JP MAURO, líder da Challenge

Espero repetir a performance do ano passado, que foi um dos fins de semana mais legais da minha carreira com duas poles e duas vitórias. A expectativa para a prova é excelente, depois do resultado de Goiânia. Faltam três corridas para fechar o ano em Interlagos, pensando no bicampeonato, não adianta deixar para depois: tem que ser agora em Curitiba

FABIO ALVES, vice-líder da Challenge

Vou com a calculadora no volante. A briga direta pelo campeonato é com o JP e o Fabio, mas o Cristiano Piquet corre por fora. O grid hoje está muito mais apertado, como vimos nas últimas provas com tocadas impecáveis do Daniel Corrêa, Gonzalo, Tom e Rodrigo Mello. Os pilotos da Sport podem tirar pontos na briga pelo título no geral e temos ainda os estrangeiros, que sempre podem surpreender como o Esteban Gini no Velo Città

ELIAS AZEVEDO, terceiro colocado na Challenge

 

Confira o cronograma oficial para a Etapa 7 – Curitiba:

Sexta-feira – 23 de outubro

09:30 – 12 – Treinos opcionais

12:10 – Briefing

13:15 – 13:35 – Treino Livre 1 – Parte A CHALLENGE

13:45 – 14:05 – Treino Livre 1 – Parte B CHALLENGE

14:45 – 15:30 – Treino Livre 1 CUP

15:35 – 15:55 – Treino Livre 2 – Parte A CHALLENGE

16:05 – 16:25 – Treino Livre 2 – Parte B CHALLENGE

17:05 – 17:20 – Treino Classificatório CUP

17:25 – 17:35 – Treino Classificatório – Top 10 CUP

 

Sábado, 24 de outubro

09:00 – 09:10 – Treino Classificatório – Grp A CHALLENGE

09:20 – 09:30 – Treino Classificatório – Grp B CHALLENGE

10:00 – 10:40 – Corrida 1 – Grp B (25 min + 1 volta) CHALLENGE

10:55 – 11:35 – Corrida 1 – (25 min + 1 volta) CUP

11:50 – 12:30 – Corrida 2 – Grp A (25 min + 1 volta) CHALLENGE

13:15 – 13:55 – Corrida 2 – (25 min + 1 volta) CUP

 

Balance of Performance

Cup

Constantino Jr 50 kg

Miguel Paludo 45

Ricardo Rosset 40

Ricardo Baptista 35

Lico Kaesemodel 30

Daniel Schneider 25

Marcel Visconde 20

Pedro Queirolo 15

Rodolfo Ometto 10

Gil Farah 5

 

Challenge

JP Mauro 50 kg

Fabio Alves 45

Elias Azevedo 40

Cristiano Piquet 35

Daniel Corrêa 30

Tom Filho 25

Marcio Mauro 20

Rodrigo Mello 20

Ramon Alcaraz 10

Gonzalo Huerta 10

 
Texto: Luis Ferrari / Assessoria Porsche
Foto: Luca Bassani

Avatar

Alex Zuotoski

Fundador do site Espaço Automotivo, BluWeb e mais recentemente do Portal Zpeed. Trabalho também com Serviços de Informática. Formatação, suporte, manutenção em softwares, antivírus, atualização de equipamentos (incluindo servidores), desenvolvimento de websites.
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes google+redes google+
Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado

Isso também pode te interessar

Entrar ou Registrar-se