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16 Setembro 2021

Parece que os dias de glória do aplicativo SOL estão chegando ao fim, mas isso não é notícia ruim, pelo contrário.

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Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brLançamento do SOL 2.1Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Saiu ontem, 20/05 a versão final do SOL 2.1 e conta com diversas novidades em sua interface. 

É preciso instalar ao menos o CSP 1.69, Peter Boese (desenvolvedor do SOL) recomenda a instalar o CSP 1.72 ou superior!

Após vários meses de testes e lançamentos de versões alpha e beta, publicadas aqui no nosso site inclusive, finalmente foi lançada a versão oficial do SOL 2.1. Vale destacar os seguintes pontos:

SOL não é responsável pelo sistema de chuva no Assetto Corsa, quem faz isso é o Custom Shaders Patch o qual ainda está em fase de desenvolvimento e está disponível apenas para assinantes Patreon do Ilja (desenvolvedor do Custom Shaders Patch). Acesse o Patreon do Ilja através deste link: https://www.patreon.com/x4fab/ . O SOL tem toda a interface preparada para controle avançado de sistema meteorológico, o que inclui obviamente, o sistema de chuva em desenvolvimento. No momento, o Assetto Corsa não tem nenhum sistema de chuva disponível gratuitamente. Mais informações sobre o novo sistema podem ser encontradas neste link: https://www.zpeed.com.br/videos/41-novo-sistema-de-chuva-em-pre-alpha

Está sendo produzido um vídeo mostrando a instalação/atualização do SOL 2.1 e suas novas funções - aguarde... 

Inicialmente, foram identificados alguns problemas que podem ocorrer durante a configuração ou utilização. Abaixo observações e sugestões de soluções:

1 - Não é possível selecionar o SOL no menu de Weather FX:

Content ManagerSelecionando o script do SOL manualmenteContent Manager

Apague o arquivo weather_fx.ini em steamapps\common\assettocorsa\extension\config e reinstale o Custom Shaders Patch no Content Manager em Settings -> Custom Shaders Patch -> About & Update

Windows ExplorerApague ou renomeie o arquivo weather_fx.iniWindows Explorer

Content ManagerPassos para reinstalar o CSPContent Manager

2 - Cores opacas ou com aparência de inverno/outono:

© 2021 - RecedepartmentExemplo de imagem com cores opacas© 2021 - Recedepartment

Na verdade isso não é um erro, é um recurso, chamado de "season adjustments" (ajustes de estações do ano). Com o CSP é possível mudar a textura das pistas para outras cores. Há um problema no CSP nas versões entre a 1.30 e 1.38, onde as texturas parecem muito mais escuras que o normal. Isso foi corrigido no CSP 1.39.

O Content Manager usa a data atual para sessão de corrida. Se for inverno onde a pista está localizada, as texturas mudarão para parecer como se estivessem cobertas de neve ou mato queimado pelo gelo.

A solução para isso é bem simples, basta mudar a data do evento/corrida para outra que represente verão. Por exemplo, nos EUA o período de verão/calor vai de Junho a Outubro, então definir qualquer data neste período irá normalizar as texturas. Esta mudança deve ser feito na Menu Drive do CM:

Content ManagerComo definir uma data para corridas/treinosContent Manager

ou, diretamente no jogo, abrindo o menu lateral, selecionando o aplicativo de Sol_Weather e escolhendo a data:

© 2021 - RacedepartmentAplicativo do Sol Weather ingame© 2021 - Racedepartment

3 - Filtros de pós processamento do SOL:

__Sol
É o filtro padrão (default). Você consegue mudar todos os parâmetros do Sol. Este filtro tem uma exposição estática, a qual está adaptada para o período do dia. O filtro tem um balanço de cores neutras.

__Sol_Extra
O filtro tenta fornecer uma exposição otimizada para todas as situações. Usa auto exposição personalizada. Luzes de reflexo e emissivas do CSP são otimizadas dinamicamente para o dia e luz noturna. O filtro também adapta o balanço de cores para cada situação de luz.

__Sol_Extra_Reinhard
É um clone do __Sol_Extra. Este trabalha com o mapeamento de tom Reinhard. O objetivo é ter menos contraste em tons médios e altos.

__Sol_FakeHDR
Um filtro para monitores com imagens muito brilhantes. Usa o SDR dinâmico e emula alguns efeitos HDR.

__Sol_color_neutral_Linear
Este filtro representa as cores com uma precisão de 98%, se um ângulo de 45° do sol for utilizada. Ele usa o mapeamento de tom linear para alcançar esta precisão. Portanto, cores brilhantes serão cortadas (efeito clip).

__Sol_color_neutral_Sensitometric
Este filtro usa mapeamento de tom sensitométrico. Peter Boese percebeu que um gama apropriado geraria cores neutras para uma variedade de situações. Em tons altos (>220) irá comprimir, evitando assim o corte de cores (efeito clipping).

4 - Personalizar o SOL dentro do jogo:

Você pode personalizar o Sol usando o aplicativo Sol_config, localizado no menu lateral:

© 2021 - RaceDepartmentAplicativo Sol Config ingame© 2021 - RaceDepartment

5 - Sol_config e Sol_weather não aparecem no jogo:

Abra o arquivo
C:\Users\XXXXXXXXXX\Documents\Assetto Corsa\cfg\python.ini

Windows ExplorerLocalização do arquivo Python.iniWindows Explorer


e adicione isso:

[SOL_CONFIG]
ACTIVE=1
[SOL_WEATHER]
ACTIVE=1

Editor de texto comumArquivo Python.ini após alteraçãoEditor de texto comum

A interface dos aplicativos do SOL mudou bastante, e um destaque vai para a seleção de clima dinâmico, que foi totalmente reformulada tanto em aparência quanto em sua forma de configurar. Mais a respeito disso será tratado no vídeo em andamento.

© 2021 - Discord SOL (Peter Boese)Nova interface para clima dinâmico no jogo© 2021 - Discord SOL (Peter Boese)

É altamente recomendável utilizar o uninstall.bat, sendo que esta recomendação não se aplica a quem constantemente atualiza as versões beta do SOL. Isso se deve ao fato de que os arquivos de conteúdo de clima necessitam ser removidos.
Aos desenvolvedores de filtros (PPFilter): por gentileza, leia a documentação inclusa "Sol 2.1 Custom Config changes.pdf" - é imprescindível seguir as instruções da documentação para que o filtro funcione adequadamente.

Changelog completo:

Complete changelog:
- core:
# many improvements off the code to speed up calculations
# core: checked complete code for division by 0, to be sure __sane() check isn't needed anymore
# improved sun-ambient-light system, to achieve color neutral filters

- core: added Track heat calculation and set ac.setTrackHeatFactor()
# to see visual effects, activate:
# "add mirage-like effects" in CSP settings->weatherFX
# "fog blur" + "include heat distortion" in CSP settings->extraFX

- core:
# added read out of graphics.ini

- audio: added rain sounds, just to kill the time for CSP rain sound release
# rain sounds are dependent on rain amount, camera type (interior or exterior) and camera speed
# wiper sound is not activated, because there is no synchronization possible yet

- apps:
# added Sol Planner app (new way to create dynamic weather in a UI)
# new Sol_config 2.0 app, based on interface communication and new UI library
# new Sol_custom_weather app using new UI library

- 2d clouds: fixed weather transitions
- 2d clouds: switched to global cloud storage
# This prevents generating of AC cloud objects while weather transitions.
# Its more efficient. AC cloud objects are recycled for usage.

- 3d clouds (skysim):
# many improvements off the code to speed up calculations
# fixed position and scaling in 3d space
# fixed shadows and shadow scaling
# improved lighting, especially with twilight
# better projection of static distant clouds (better lighting as well)
# fixed wrong movement for tracks with TrackHeadingAngle modification
# using a non elegant way to force cloud map settings (to be sure cloud's look is always right)

- filter: changed weather__HDR_multipier functionality
# Its now a fixed core based function to change the difference between sun and ambient light, clouds and sky.
# So its possible to adjust HDR (or the dynamic of the scenery) just with the weather components.

- filter: removed AE functionality of weather__HDR_multipier
- filter: added a new variable to store the AE value
# !!! use weather__get_AE() instead of weather__get_hdr_multiplier() !!!

- filter:
# fixed wfx_LIGHTS emission

- night light pollusion: fixed some bugs

- interface:
# Interface is a new Sol library to communicate with Python apps
# Communication is done via shared memory data
# Before files where changed, therefore weatherFX was restarted, Sol initialized again
# With this new interface communication, Sol runs continuously and changes the parameters while runtime
# This also leads to a continuous weather progression with rainFX

- sol config manager:
# Sol config manager is a new system to handle Sol's settings
# Sol's config file is no longer delivered with Sol and it is now placed in the documents folder
# The system is much safer in combination with custom configs (scripts loaded with a ppfilter)
# sol_config.lua is no longer used !!!

- custom config:
# new system of accessing Sol's parameters
# much safer and now this system gives feedback to Sol_config app, to show custom config changes
# added call of "update_sol_custom_config__every_frame()", this function is called every frame
# added some function to retrieve rain parameters: weather__get_rainIntensity(), weather__get_rainWetness(), weather__get_rainWater()

- custom config: weather__get_cloud_density(), working correct for all cloud render methods
# with render method 2 (skysim), this function returns the calculated clouds light bounce, which is quasi the cloud coverage

- custom config:
# use "weather__get_Graphic_Settings(key, parameter)" to get the values of the \assettocorsa\system\cfg\graphics.ini
# use "weather__get_Video_Settings(key, parameter)" to get the values of the \Documents\Assetto Corsa\cfg\video.ini
# use "weather__get_PPFilter_INI_Settings(key, parameter)" to get the values from the used ppfilter

- custom config: updated "custom config example V2.lua"
# using weather__get_Graphic_Settings(key, parameter) and weather__get_Video_Settings(key, parameter)
# how to use LUTs (Look Up Tables)
# how to use LUTs with color information
# using colors and color transformations (rgb, hsv)


- PPFilter/custom config: reworked __Sol_Extra
# better AutoExposure logic
# better lighting
# better colors due to special color-grading
# better way to calculate emissive and bounced lights

- ppfilter/custom config: added "__Sol_Extra_Reinhard"
# constrast is lower in mid and high tones
# overall look is "moderate"

- PPFilter/custom config: __Sol_fakeHDR
# some tweaks with lighting, bounced light control and overall look

- weather files: removed custom particles

- controller (2.0) - old Sol controller (weather plan scripts)

- controller (2.1) - new Sol controller (Sol Planner app)
# this uses the new interface, it directly communicates with Sol Planner app
# continuos weather/rain calculation
# much advanced weather progression (fog after rain, humidity progression)

- files: added "__Win7__DocumentsFolderFix.lua" to define a custom documents folder:
# With Win 7 some strange bugs with finding the "Documents" folder happen
# So if you already use Win 7, open this file and add your Documents folder location manually:
# add it like this: __CustomDocumentsFolder = "C:\\Users\\xxxxx\\Documents"

ATENÇÃO! Instale o SOL manualmente SEMPRE. Leia o manual de instalação que acompanha o pacote.

Download SOL 2.1

Discord oficial do SOL: https://discord.gg/fM8zVzP

Patreon do Peter Boese: https://www.patreon.com/peterboese

Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/

Discord do CSP: https://discord.gg/bdZeRWKXqH

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Também conhecido como X4Fab, é o criador do Content Manager e Custom Shaders Patch. Um icone!

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Outro ícone da comunidade do AC é Peter Boese, é o criador do SOL.

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