Entrar

Project Cars 2015 - captura de Tela: Alex Zuotoski / Zpeed

Depois de um ano bem recheado de corridas e eventos automobilísticos, cheguei naquele período em que quase tudo neste sentido para, alguns eventos isolados em janeiro e fevereiro, mas a correria mesmo somente em Março.

Para o fã, a corrida não para

Como sou fã de carteirinha de automobilismo, fico acompanhando tudo que posso, desde programas em canais especializados, como o Discovery Turbo (que agora está sendo transmitido em HD) até jogos do gênero. Sem estender muito o assunto sobre o Discovery Turbo, gostaria apenas de deixar uma breve opinião sobre o Canal, já que estou falando disso. Achei excelente o fato de passar a ter opção em HD, com a mesma programação do SD, com diversos programas  sobre velocidade e logicamente automobilismo - as vezes até lembra o saudoso Speed Channel.

Nunca gostei deste modelo de dublagem da Discovery e outros canais que usam o mesmo padrão, tentam trazer emoção mas acaba ficando "de plástico"

Na linha do automobilismo, a maioria das corridas (senão todas) são VTs de corridas na Europa, uma ou outra em outros continentes, e seguindo um padrão dos canais da Discovery, são dublados. Nunca gostei deste modelo de dublagem da Discovery e outros canais que usam o mesmo padrão, tentam trazer emoção mas acaba ficando "de plástico". Digamos que acostumei, mas quando se trata de narração de corrida, a coisa muda de figura. Os dubladores tentam e fazem seu melhor, mas começa pelo fato que os narradores originais geralmente são ingleses, e a narração deles para este tipo de coisa tem um tom bastante peculiar, propositalmente com um toque humorístico  - some-se a isso o fato de que dublador não é narrador, fica algo bastante artificial e um pouco difícil de acostumar. Mas este é o único ponto negativo, talvez fosse legal começar a transmitir corridas ao vivo, o que acho pouco provável, uma vez que o canal é focado em documentário, não em esporte (não custa sonhar). Sendo assim, sou muito grato por podermos contar com esste tipo de programação e espero que continue evoluindo.

Voltando ao ponto, me inscrevi em alguns canais do Youtube que tratam do assunto e os que mais acesso são os de Rally. O vídeo abaixo, é um dos últimos que assisti, goste você ou não de automobilismo, vale a pena ver do começo ao fim. Além da perícia de vários pilotos, tem os momentos em que as coisas não deram exatamente como o planejado...

 

Virtualizando

Na linha dos jogos, que é onde posso "interagir" mais com o que acontece, venho falando do Project Cars há mais de 2 anos. Fui um dos últimos a conseguir comprar um dos Pacotes de Ferramentas (ou Toolpacks, como eram chamados) que o desenvolvedor estava oferecendo em seu site. Comprei o mais barato, e quando fui fazer um upgrade, já não era mais possível, pois o governo britânico entendeu que esta prática feria alguns acordos de mercado da Grã Bretanha e mandou que fosse encerrado. Quem comprou, comprou, que não comprou teria que esperar até o lançamento (ou pegar versões "alternativas"). E já que estamos falando em "versão alternativa" de jogos, depois que coloquei na cabeça que somente iria ter jogos originais, nunca mais consegui voltar ao esquema antigo e não me arrependo disso. Alguém trabalhou para isso e merece ser recompensado financeiramente, uma visão que muitos passam a ter só depois que abrem um negócio próprio e sentem na pele o que é trabalhar e ver os outros "pegando" aquilo não os pertence. Mas este é um assunto para ser mais aprofundado em outra ocasião.

Bem, de vota ao Project Cars... o jogo está disponível em pré venda na Steam, no valor de R$ 90,99: http://store.steampowered.com/app/234630/ - quem fizer a pré compra, vai ter direito ao pacote Digital especial, com 3 carros exclusivos, mas só vai poder desfrutar do jogo em Março, que é quando este promete ser lançado.... depois que coloquei na cabeça que somente iria ter jogos originais, nunca mais consegui voltar ao esquema antigo e não me arrependo disso ... Falo promete porque já houve uma data de lançamento, para Novembro de 2014 e foi transferida para Março de 2015. Além do pacote digital, que obviamente não inclui nenhum tipo de mídia física (DVDs, caixas e etc.), há a opção de comprar o disco fisico, embalado em uma caixa de metal, acompanhado de um livro com os bastidores do desenvolvimento e diversas ilustrações. Até o momento, não vi nenhuma loja no Brasil, e até mesmo nos EUA, vendendo o DVD físico para PC, somente em algumas lojas é possível encontrar as versões para console (Xbox One e Playstation 4) - sendo assim, quem quiser o DVD, por enquanto, vai ter que importar da Inglaterra e pagar salgado por isso. Está na faixa de £29 + carreto + possíveis impostos alfandegários no Brasil, o que pode deixar o "joguinho" por mais de R$ 200,00. Lembrando que esta é uma versão LIMITADA, ou seja, não vai durar por muito tempo - desse jeito, só mesmo quem pode... quem só quer (como eu), fica só querendo. Não vou entrar em muitos detalhes sobre quantos carros e pistas porque a ideia era apenas "passar por alto" no assunto e mostrar as últimas capturas de imagens que fiz do jogo - sei que parece edição em Photoshop, mas acreditem, não é. Todos os screenshots e filtros de efeito são do próprio jogo, ou seja, é daquele jeito que você vai poder se divertir. Lógico, um bom PC é necessário para um melhor aproveitamento, mas mesmo assim este é um dos jogos de corrida mais lindos já lançados para a plataforma. Em outro momento vou comentar sobre o Asseto Corsa, que compete quase que lado a lado com o Project Cars em termos de gráfico, mas ganha no quesito simualção. Veja, falei que é um dos mais bonitos para a plataforma (PC), porque ano passado também foram lançados Forza Autosport (Xbox One), Forza Horizon 2 (Xbox One), Drive Club (PlayStation 4), Gran Turismo 5 (PlayStation 4) e o arcade puro mas também muito bonito, The Crew (PC , Xbox One e PlayStation 4).

Seguem algumas capturas de tela:

Logo2Logo3Logo4Logo5Logo5Logo2Logo3Logo4Logo5Logo5Logo2Logo3Logo4Logo5Logo5Logo2Logo3Logo4Logo5Logo5

Mais imagens em http://www.zpeed.com.br/social/albums/view/105/project-cars-2015-janeiro

Um vídeo para mostrar a emoção e dinâmica do Project Cars:

 

Texto e capturas de telas: Alex Zuotoski / Zpeed
Vídeo de Rally: Spainja Fartuks - Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/SpainjaFartuks
Vídeo do Project Cars: Bar Simulation - Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCy0HHK-h9SD0UVTXbTsK4aw
Desenvolvedora do Project Cars: WMD / Slightly Mad Studios - Site Oficial: http://www.slightlymadstudios.com/

Este texto é uma opinião pessoal, sem fundamentos comerciais. Todos os direitos de nomes e imagens reservados.

Avatar

Alex Zuotoski

Fundador do site Espaço Automotivo, BluWeb e mais recentemente do Portal Zpeed. Trabalho também com Serviços de Informática. Formatação, suporte, manutenção em softwares, antivírus, atualização de equipamentos (incluindo servidores), desenvolvimento de websites.
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes google+redes google+
Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado

Isso também pode te interessar

Miscelânea
  • Sexta, 02 de Maio de 2014 - 00:13
  • Por 

Jogos

O portal ZPEED foi concebido pela BluWeb, com base em um template de última geração, par agrupar todos os serviços BluWeb e Espaço Automotivo. Interatividade real, com a implantação de uma rede...

Entrar ou Registrar-se