Tutoriais

Dicas e tutoriais diversos

Vídeos

Publicados no Youtube

Screenshots

Imagens em 2K

Artigos

Artigos e notícias

Tutoriais

31 Mai 2023

Auto Audio Ducking é o efeito de baixar automaticamente o volume da música ou qualquer outro som "de fundo" quando a voz aparece. Por exemplo, durante uma gameplay, baixar automaticamente o som da...

Tutoriais

28 Mai 2023

Qualquer pista do Assetto Corsa pode ficar com a aparência da imagem acima, para isso, basta alguns passos simples e ter assinado o Patreon do Ilja para baixar a versão paga do Custom Shaders...

Notícias

16 Setembro 2021

Parece que os dias de glória do aplicativo SOL estão chegando ao fim, mas isso não é notícia ruim, pelo contrário.

Screenshots mais recentes

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brRebellion R13 em Le MansScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

OBS.: Para variar, falei besteira: O Ilja está trabalhando com a Reiza Studios. Segue o baile!

Por padrão, uso o Assetto Corsa para testar os carros e pistas no modo Practice, ou seja, apenas eu na pista. A ideia é tentar reduzir a quantidade de mods e focar na qualidade, excluindo aqueles que não gosto muito.
Mas, de vez em quando, resolvo fazer corridas. A maioria das vezes é divertido, tem algumas que se destacam e são estas que eu coloco no canal como dica. Com base no que relatei, não sou nenhum expert, purista ou radical, sendo assim meus vídeos de gameplay atraem pouco interesse, apesar disso gosto de compartilhar algo que possa ser divertido para outros.

Antes de entrar nos detalhes da configuração da corrida em si, vou deixar a configuração de vídeo do meu jogo:

Alex Zuotoski (2021) - zpeed.com.brConfiguração de vídeo usada na gameplay - clique para ampliarAlex Zuotoski (2021) - zpeed.com.br

Em Quality, a opção de Anisotropic filtering está desativada porque ativei no Painel de controle da Nvidia, conforme mostra a imagem abaixo. 

Alex Zuotoski (2021) - zpeed.com.brPainel de controle da NvidiaAlex Zuotoski (2021) - zpeed.com.br

Não sei como ativar nas placas da AMD. Se você também não souber, escolha 8X ou 16X em Anisotropic filtering.

Alex Zuotoski (2021) - zpeed.com.brFiltro anisotrópico no CMAlex Zuotoski (2021) - zpeed.com.br

Como a configuração do Custom Shaders Patch é muito extensa e complexa, vou deixar o arquivo de pre definição para download, caso queira experimentar. Baixe o arquivo, descompacte e salve em C:\Users\[TEU NOME DE USUÁRIO]\AppData\Local\AcTools Content Manager\Presets\Custom Shaders Patch Presets

Clique aqui para baixar

ou, se quiser baixar direto no Content Manager: https://acstuff.ru/s/Tb56PB</>

Alex Zuotoski (2021) - zpeed.com.brOnde salvar o arquivo no Windows ExplorerAlex Zuotoski (2021) - zpeed.com.br

Vamos a o que interessa: A preparação e realização da corrida!

Preparação

A ideia veio a partir de uma competição de screenshot que está acontecendo no Discord do FileMissing, não vou entrar em detalhes sobre a competição para não estender muito. Mas eu queria algo rápido, então configurei a corrida da seguinte forma:

1 - Carro:

© Usuário Peugoet905 / RaceDepartmentProtótipo disponibilizado por Peugeot905 no RaceDepartment© Usuário Peugoet905 / RaceDepartment
Rebellion R13 High Downforce Kit, cujo autor é o modder Peugeot905.

Muito veloz mas com um downforce que permite fazer curvas e manobras com uma segurança tremenda, além do som do motor ser espetacular.
Escolhi a definição PRO, o que faz com que o câmbio seja manual, ABS e controle de tração de fábrica, sem qualquer tipo de assistência, controle de estabilidade e etc., além dos danos ficarem ativos.
É possível fazer ajustes finos, clicando no menu kebab (os três pontinhos à direita) de Tyre blankets

Alex Zuotoski (2021) - zpeed.com.brMenu kebab para personalizar o perfilAlex Zuotoski (2021) - zpeed.com.br

Clique aqui para baixar o Rebellion

2 - Circuíto:

© 2021 - WikipédiaCircuito de Le Mans© 2021 - Wikipédia

Tenho duas verões modernas de Lemans (Circuit de La Sarthe), uma desenvolvida para o jogo Forza Motorsport 7, cujo autor original é a Turn 10 Studios e convertida para o Assetto Corsa por LeBluem e outra, originalmente criada para o Rfactor por zolee145 (infelizmente não tenho link deste autor para referência) e convertida para o Assetto Corsa pelo Tiago Lima, sendo que esta foi atualizada para versão 2017 por Jim Lloyd e Terra 21.

Uso muito a versão do Tiago Lima porque é mais leve, tem mais opções de câmeras e também é bem bonita (a do FM7 também é muito bonita visulamnete), mas como no Discord foi sugerido a versão do FM7, resolvi fazer diferente. Só me arrependi um pouco pela falta de câmeras de replay, com a nova versão do CSP, que utiliza o AMD FidelityFX Super Resolution (que também funciona em placas da Nvidia, diga-se de passagem), a pista ficou bem mais leve, inclusive à noite com todas as luzes e efeitos, mas ainda assim exigiu bastante da placa de vídeo e acabou mostrando alguns sinais de fadiga, porém nada que tire o brilho e diversão da corrida em si. Sem contar que esta tem 3 skins, ao passo que a do Tiago Lima só tem a padrão.

Versão 1.9b FM7 do LeBluem

Versão do Tiago Lima / Jim Lloyd / Terra 21

3 - Horário e data:

Escolhi iniciar às 10:30 h. da manhã, com progressão de tempo em 45x. Não especifiquei data.

4 - Condições de clima:

Deixei padrão, não marquei Real conditions nem Ideal conditions;

5 - Clima:

Clear (SOL)

6 - Temperatura:

Deixei em 24.0°, o que deu à pista a temperatura de 32.3° (a temperatura da pista é calculada automaticamente com base na data, horário e clima escolhidos);

7 - Velocidade do vento:

15.1 km/h, direção Norte;

8 - Tipo de evento:

Race

8.1 - Duração do evento:

12 voltas. Poderiam ser umas 10 para simular 24 horas, na verdade;

8.2 - Dificuldade dos oponentes:

92.2 com variação de 3.3%, ou seja, alguns serão 3% mais lentos que 92.2 e outros mais rápidos;

8.3 - Agressividade:

68, com variação de 4.1%, seguindo o mesmo modelo da dificuldade, alguns serão 4.1% mais agressivos e outros menos;

8.4 - tipo do Grid:

Usei a opção de Randon -> Kunos only -> Same era & class. Depois, exclui os carros do tipo fórmula, pois não ficariam interessantes;

8.5 - Quantidade de oponentes:

55;

8.6 - Posição no Grid:

50ª posição;

9 - Penalidades:

Marcado;

9.1 - Penalidade por queimar a largada:

Drive-through.

Alex Zuotoski (2021) - zpeed.com.brEscolher layout com efeitos extrasAlex Zuotoski (2021) - zpeed.com.br

Pronto, basta clicar em Go e aguardar alguns instantes, dependendo do desempenho de cada computador pode demorar alguns minutos a mais, mas eventualmente entra na corrida.

Falando nisso, gostaria de ter feito esta corrida em Realidade Virtual, de dentro do carro, mas não sei o que está acontecendo que em RV dá erro em quase todas as corridas e como não estava afim de ficar perdendo tempo, optei pelo monitor e coloquei a câmera no capô.
Sei que muita gente vai achar ruim a câmera no capô, principalmente quem é purista, hardcore ou mesmo por uma questão de preferência.... e aí que está: é questão de preferência. Para mim, o jogo tem que ser divertido acima de tudo, devo estar confortável, e usando a câmera de cockpit no monitor fica muito engessado, é ruim olhar para os lados e quase não dá para ver os retrovisores, o que ajuda a não fechar (ou fechar hehehe) quem vem atrás. Também sei que há opção de FOV e novamente digo: não me agrada esta câmera quando jogando no monitor! Acompanho um canal chamado Super GT, o cara é referência na comunidade do Gran Turimso e ele gosta de jogar com a câmera do teto. Cada um tem suas preferências e devemos respeitar. Mas isso é assunto para outra ocasião. 

Sidekick Extended

Para ajudar na administração do carro, usei o hud chamado de Sidekick Extended.

© Technoluddite / NitrimaticSidekick extended© Technoluddite / Nitrimatic
Com este fantástico aplicativo, você terá informações como:

  • Velocímetro;
  • Tempo da última volta;
  • Distância do oponente (à frente ou anterior, depende da posição);
  • Posição;
  • Combustível restante;
  • Temperatura dos pneus;
  • Uso do acelerador;
  • Uso do freio;
  • Uso da embreagem;
  • Força G (downforce);
  • Temperatura ambiente;
  • Temperatura da pista;
  • Velocidade do vento;
  • Direção do vento;
  • Distância percorrida;
  • Odômetro;
  • Horário do jogo (incluindo o multiplicador);
  • Data da corrida, etc.

Ele ainda permite diversas configurações, como cores, ativação/desativação de mostradores, limites, etc.

A instalação é bastante simples, basta descompactar o conteúdo do arquivo na pasta raíz do Assetto Corsa. Ele vai aparecer dentro do jogo, na barra lateral de Aplicativos, quando o mouse é arrastado para o canto direito da tela.

Download do Sidekick Extended

Sobre a corrida

Antes de confirmar o início, fiz duas alterações no setup:
1 - Enchi o tanque até a boca (60 litros);
2 - Alterei a definição de estratégia de pits para colocar 25 litros de combustível.

A largada é esquisita, como geralmente é em jogos de corrida em geral. Os oponentes aceleram e de repente param e começa uma embolação. Apesar disso, ninguém foi para os pits por problema de carro danificado na largada, o que foi ótimo. Após me livrar de boa parte do pelotão, ficou divertido de verdade, já na curva Dunlop, forcei um pouco e acabei tocando na traseira esquerda de um Corvette o que me jogou um pouco na brita, o Corvete não perdoou e me deu um "chega pra lá" logo em seguida, sem maiores danos. Outra errada "boba" foi nos Esses, espalhei para esquerda e saí quicando pela zebra e grama, retomando logo em seguida o controle. Mais à frente, na curva Tertre Rouge também exagerei, fui para fora, desta vez à direita e ao tentar retornar fechei uma Ferrari e acabei indo para na barreira à esquerda, o que me rendeu uma penalidade de 1 segundo, cumprida rapidamente no mesmo momento. Fora isso, foi bem tranquilo, fiz boas ultrapassagens e fui ganhando posições (que carro bacana!) e foi assim durante todo o período, inclusive durante a noite. Todo o empenho me rendeu o segundo lugar, até então. Às 9:14h. da manhã, horário do jogo, entrei nos pits para abastecer, hironicamente acabei não usando a predefinição dos 25 litros porque achei que iria demorar muito tempo para abstecer e perderia muitas posições, alterei para 20 litros apenas. A parada nos boxes me fez cair para a sexta posição.

MOMENTOS FINAIS DA CORRIDA (CONTÉM SPOILERS)

Oitava volta, na saída da chicane Michelin, numa ultrapassagem mal efetuada, toquei num GTR e em seguida fui empurrado por um Porsche, o que me fez bater no guardrail e rodar. A sorte foi que parei praticamente no sentido da pista e pude continuar, sem maiores problemas.

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAcidente na saída da chicane MichelinScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Na décima volta, na saído dos boxes, um protótipo quase acabou a corrida para mim... foi por muito pouco mesmo!

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brPor pouco não atingi o carro saindo dos boxesScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Resultado

Terminei em 3º lugar, numa ultrapassagem tranquila, na última volta, já nas curvas finais.

Recomendo fortemente que experimente e, se tiver paciência, configure com carros, clima e progressão do tempo corretos. Diversão garantida!

Assista ao vídeo

Download de Content Manager: https://assettocorsa.club/content-manager.html

Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/

Patreon do Ilja para baixar o CSP com modo chuva incluído: https://www.patreon.com/x4fab

Discord do CM e CSP: https://discord.gg/Z2FDzZ88

Download do SOL: https://www.racedepartment.com/downloads/sol.24914/

Patreon do Peter Boese, desenvolvedor do SOL: https://www.patreon.com/peterboese

Discord do SOL: https://discord.gg/fM8zVzP

Comments fornecido por CComment

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

TOP Modders

Conquistaram a minha admiração

Também conhecido como X4Fab, é o criador do Content Manager e Custom Shaders Patch. Um icone!

Ilja Jusupov

Outro ícone da comunidade do AC é Peter Boese, é o criador do SOL.

Peter Boese

Carros sensacionais, física bacana, diversão garantida. E o melhor: todos os carros, exceto o Audi R8, são gratuitos.

Guerilla MODS

Pistas espetaculares, geralmente conversões de jogos como GRID, DIRT e etc.

CHiQuiFReaKy

Visite o site do Reboot Team - Trained Monkey e divirta-se. Todas as pistas são gratuitas.

Reboot Team