A série do Sol 2.1.X está tendo muitas atualizações e lançamentos oficiais constantes. Saiu no último dia 05 de junho, a versão 2.1.2. São diversas melhorias na parte visual basicamente.
É preciso instalar ao menos o CSP 1.69, Peter Boese (desenvolvedor do SOL) recomenda a instalar o CSP 1.72 ou superior!
Para um melhor desempenho da série Sol 2.1.X, siga as instruções contidas neste artigo: Melhorar desempenho com o Sol 2.1
SOL não é responsável pelo sistema de chuva no Assetto Corsa, quem faz isso é o Custom Shaders Patch o qual ainda está em fase de desenvolvimento e está disponível apenas para assinantes Patreon do Ilja (desenvolvedor do Custom Shaders Patch). Acesse o Patreon do Ilja através deste link: https://www.patreon.com/x4fab/ . O SOL tem toda a interface preparada para controle avançado de sistema meteorológico, o que inclui obviamente, o sistema de chuva em desenvolvimento. No momento, o Assetto Corsa não tem nenhum sistema de chuva disponível gratuitamente. Mais informações sobre o novo sistema podem ser encontradas neste link: Novo sistema de chuva em pré alpha
Está sendo produzido um vídeo mostrando a instalação/atualização do SOL 2.1 e suas novas funções - aguarde...
Inicialmente, foram identificados alguns problemas que podem ocorrer durante a configuração ou utilização. Abaixo observações e sugestões de soluções:
1 - Não é possível selecionar o SOL no menu de Weather FX:
Apague o arquivo weather_fx.ini em steamapps\common\assettocorsa\extension\config e reinstale o Custom Shaders Patch no Content Manager em Settings -> Custom Shaders Patch -> About & Update
2 - Cores opacas ou com aparência de inverno/outono:
Na verdade isso não é um erro, é um recurso, chamado de "season adjustments" (ajustes de estações do ano). Com o CSP é possível mudar a textura das pistas para outras cores. Há um problema no CSP nas versões entre a 1.30 e 1.38, onde as texturas parecem muito mais escuras que o normal. Isso foi corrigido no CSP 1.39.
O Content Manager usa a data atual para sessão de corrida. Se for inverno onde a pista está localizada, as texturas mudarão para parecer como se estivessem cobertas de neve ou mato queimado pelo gelo.
A solução para isso é bem simples, basta mudar a data do evento/corrida para outra que represente verão. Por exemplo, nos EUA o período de verão/calor vai de Junho a Outubro, então definir qualquer data neste período irá normalizar as texturas. Esta mudança deve ser feito na Menu Drive do CM:
ou, diretamente no jogo, abrindo o menu lateral, selecionando o aplicativo de Sol_Weather e escolhendo a data:
3 - Filtros de pós processamento do SOL:
__Sol
É o filtro padrão (default). Você consegue mudar todos os parâmetros do Sol. Este filtro tem uma exposição estática, a qual está adaptada para o período do dia. O filtro tem um balanço de cores neutras.
__Sol_Extra
O filtro tenta fornecer uma exposição otimizada para todas as situações. Usa auto exposição personalizada. Luzes de reflexo e emissivas do CSP são otimizadas dinamicamente para o dia e luz noturna. O filtro também adapta o balanço de cores para cada situação de luz.
__Sol_Extra_Reinhard
É um clone do __Sol_Extra. Este trabalha com o mapeamento de tom Reinhard. O objetivo é ter menos contraste em tons médios e altos.
__Sol_FakeHDR
Um filtro para monitores com imagens muito brilhantes. Usa o SDR dinâmico e emula alguns efeitos HDR.
__Sol_color_neutral_Linear
Este filtro representa as cores com uma precisão de 98%, se um ângulo de 45° do sol for utilizada. Ele usa o mapeamento de tom linear para alcançar esta precisão. Portanto, cores brilhantes serão cortadas (efeito clip).
__Sol_color_neutral_Sensitometric
Este filtro usa mapeamento de tom sensitométrico. Peter Boese percebeu que um gama apropriado geraria cores neutras para uma variedade de situações. Em tons altos (>220) irá comprimir, evitando assim o corte de cores (efeito clipping).
4 - Personalizar o SOL dentro do jogo:
Você pode personalizar o Sol usando o aplicativo Sol_config, localizado no menu lateral:
5 - Sol_config e Sol_weather não aparecem no jogo:
Abra o arquivo
C:\Users\XXXXXXXXXX\Documents\Assetto Corsa\cfg\python.ini
e adicione isso:
[SOL_CONFIG]
ACTIVE=1
[SOL_WEATHER]
ACTIVE=1
A interface dos aplicativos do SOL mudou bastante, e um destaque vai para a seleção de clima dinâmico, que foi totalmente reformulada tanto em aparência quanto em sua forma de configurar. Mais a respeito disso será tratado no vídeo em andamento.
É altamente recomendável utilizar o uninstall.bat, sendo que esta recomendação não se aplica a quem constantemente atualiza as versões beta do SOL. Isso se deve ao fato de que os arquivos de conteúdo de clima necessitam ser removidos.
Aos desenvolvedores de filtros (PPFilter): por gentileza, leia a documentação inclusa "Sol 2.1 Custom Config changes.pdf" - é imprescindível seguir as instruções da documentação para que o filtro funcione adequadamente.
Changelog completo do Sol 2.1.2:
- python: fixed some bugs with SolUI
- apps: Sol Planner 1.2
# fixed some bugs
# better description if controller is not running
- gfx ambient: fixed too bright ambient light with "badness"
- gfx fog: fixed too dark horizont color with "badness"
- sky dome: much better look for overcast weather and twilight times
- skysim: lightning, changed CSP feature request name to "lightning"
- filter: adjusted "sun_brightness_link" for badness (this will bring a good brightness with bad weather)
- filter/config manager: changed "brightness_sun_link_only_interior" default to false
- PPFilter/custom config: "__Sol_Extra" + "__Sol_Reinhard", small tweaks
- PPFilter/custom config: "__Sol_fake_HDR"
# reusing "sun brightness link" for better adaption to scenery
# some fixes
# better control of CSP lights while day in bad weather
ATENÇÃO! Instale o SOL manualmente SEMPRE. Leia o manual de instalação que acompanha o pacote.
Discord oficial do SOL: https://discord.gg/fM8zVzP
Patreon do Peter Boese: https://www.patreon.com/peterboese
Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/
Discord do CSP: https://discord.gg/bdZeRWKXqH
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