Qualquer pista do Assetto Corsa pode ficar com a aparência da imagem acima, para isso, basta alguns passos simples e ter assinado o Patreon do Ilja para baixar a versão paga do Custom Shaders Patch preview.
É importante salientar que para isso funcionar, é obrigatório que se tenha as versões pagas tanto do Content Manager quanto do Custom Shaders Patch. Sendo que este segundo é o mais fundamental dos dois, mesmo que você já tenha o Content Manager pago, isso não irá ativar chuva no Assetto Corsa. Outro detalhe importante: O SOL não traz chuva para o Assetto Corsa, esta é uma função do Custom Shaders Patch, sendo que o SOL apenas liga ou desliga o efeito, mas depende totalmente da versão correta (paga) do CSP para funcionar.
Vou assumir que você já sabe como ativar o Content Manager e como instalar o Custom Shaders Patch, para não estender muito o tutorial. Senão, assista estes vídeos:
A primeira coisa a fazer é se certificar que as ferramentas necessárias estão ativadas. Abra o Content Manager e acesse:
1 - Settings -> Custom Shaders Patch -> Extensions -> GUI
Verifique se todas as opções de Developer APPS estão selecionadas. Sendo que para este efeito, vamos utilizar a Point-and-click objects inpector:
2 - Em seguida, ainda em Settings, clique em Assetto Corsa -> APPS e selecione a opção "Developer apps"
Agora, vamos verificar qual pista iremos habilitar o efeito de chuva e preparar a pasta para o procedimento:
1 - Ainda no Content Manager, em Content -> Tracks, escolha a pista e clique no botão "Folder":
No nosso exemplo, a pista em questão está na pasta assettocorsa\content\tracks\china_2019_fab
2 - Deve existir uma subpasta chamada de extension
dentro da pasta da pista:
3 - Se não existir esta subpasta, ela deve ser criada. Se já existir, pule para o passo 5.
4 - Para criar a pasta, clique bom o botão direito do mouse dentro da pasta da pista, escolha "Nova Pasta" e mude o nome para extension:
5 - Vamos antes configurar o Windows para exibir extensões de arquivos, para que possamos trabalhar de forma adequada.
No Windows Explorer, clique em Exibir -> Opções -> Modo de exibição, role a tela até encontrar a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos e desmarque esta opção, conforme mostra a figura abaixo.
6 - Agora, acesse a subpasta extension, dentro dela deve haver um arquivo chamado ext_config.ini
- se você criou a pasta extension
, deverá também criar este arquivo. Se o arquivo já existir, pule para o passo 7.
Para criar o arquivo, clique com o botão direito dentro da pasta extension
e escolha Novo -> Documento de Texto
Será criado um arquivo com nome Novo Documento de Texto.txt
Apague todo o nome, inclusive a extensão .txt, escreva ext_config.ini e tecle Enter
Confirme a alteração da extensão do nome do arquivo
ext_config.ini
, faça uma cópia de segurança. Para isso, clique com o botão direito do mouse e escolha copiar, em seguida, clique numa área livre da pasta e escolha colar - pronto, agora você tem uma cópia para qualquer eventualidade.. Se você já tiver definido o programa padrão para editar arquivos com extensão .ini, pule para o passo 8. Para definir um editor padrão para arquivos .ini, siga o seguinte:
- Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo;
- Escolha Abrir com;
- Na tela seguinte, clique em Mais aplicativos;
- Escolha Bloco de Notas;
- Marque a opção Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos .ini
- Clique OK
As próximas vezes você apenas precisará clicar duas vezes sobre o nome do arquivo, pois o Bloco de Notas já será o programa padrão.
8 - Abra o arquivo ext_config.ini
, caso ainda não o tenha feito. Se ele já tiver alguma coisa dentro, ou seja, o arquivo já existia na pasta. role até o fim para inserir os comandos a seguir. Se for um arquivo novo, apenas copie e cole o seguinte:
[RAIN_FX]
PUDDLES_MATERIALS =
SOAKING_MATERIALS =
SMOOTH_MATERIALS =
ROUGH_MATERIALS =
LINES_MATERIALS =
STREAM_EDGE_... =
STREAM_POINT_... =
Uma rápida explicação do que é cada comando destes:
PUDDLES_MATERIALS = Pista, ruas, caminhos, estradas (lugares onde se formam poças)
SOAKING_MATERIALS = Mesmo que PUDDLES vai ficar 35% mais escuro ou 75% com chuva pesada
SMOOTH_MATERIALS = Geralmente logos, placas, banners, placas com sinais de trânsito, etc. (superfícies brilhantes)
ROUGH_MATERIALS = Grama, brita, caminhos rústicos (sem brilho, apenas escurece)
LINES_MATERIALS = Linhas pintadas com as linhas laterais e zebras, se quiser escorregadias (para mais tarde, depois será ativada a função)
STREAM_EDGE_... = Tetos, arquibancadas, pontes ou qualquer coisa com com bordas longas e escorregadias
STREAM_POINT_... = mesmo que o EDGE mas pode ser placas, sinais, postes, etc.
Não feche o editor ainda, você vai precisar alterar os valores em tempo real durante o jogo.
9 - Volte ao Content Manager e acesse o Menu Drive -> Single -> Quick -> Practice. Não precisa se preocupar com o carro ou algo assim, pois o importante é abrir a pista. E clique em Go!.
10 - Inicie o jogo como se fosse andar com o carro. Se necessário, vá até um local onde seja possível ver bem a pista e redondezas. Arraste o mouse até a extremidade direita da tela (representado pelo número 1 na imagem abaixo) para abrir o menu de APPs do Assetto Corsa e ative o Debug de chuva para fazer chover
11 - Pressione F7 para ter a câmera livre para circular a qualquer ponto da pista sem depender do carro, usando o click do mouse e as setas direita, esquerda, cima e baixo respectivamente;
12 - Se preferir, pode fechar o aplicativo de weatherFX debug, a chuva irá continuar assim mesmo, mas a tela ficará mais limpa. Em seguida abra o aplicativo object inspector, contido no Menu ACC Apps, cujo ícone parece um alvo (role a tela de apps para localizar o object inspector);
13 - Comece pelo asfalto/maior área de pista onde irão as poças d'água, por exemplo. Dê um Alt + Click no asfalto, ele irá ficar selecionado por linhas azuis.
14 - Em seguida clique normalmente uma vez na propriedade do rótulo Material para selecionar - no nosso exemplo é raceline;
15 - Agora, dê ALT + TAB para voltar ao editor de texto que contém o ext_config.ini - na propriedade PUDDLES_MATERIALS =
, coloque o nome raceline?? - use interrogações para que qualquer objeto que comece com aquele nome também seja afetado (por exemplo raceline_10) - os desenvolvedores costumam usar as mesmas iniciais para materiais similares, e apenas acrescentam números à frente.
[RAIN_FX]
PUDDLES_MATERIALS = raceline??
SOAKING_MATERIALS =
SMOOTH_MATERIALS =
ROUGH_MATERIALS =
LINES_MATERIALS =
STREAM_EDGE_... =
STREAM_POINT_... =
16 - Salve o arquivo, mas não feche ainda e dê um ALT+TAB para voltar ao jogo e veja que já deu resultado. Vá fazendo este processo para cada tipo de material da pista como zebras, brita, etc, colocando cada material em sua devida propriedade como soaking_materials, smooth_materials, etc., conforme explicado acima no item 8. Se precisar acrescentar mais objetos, separe-os por vírgulas - Ex.:
[RAIN_FX]
PUDDLES_MATERIALS = raceline??,tarmac??,9!0??
SOAKING_MATERIALS = Prato??,16??
SMOOTH_MATERIALS = 9!0??
ROUGH_MATERIALS =
LINES_MATERIALS =
STREAM_EDGE_... =
STREAM_POINT_... =
OBS.: Em breve irei atualizar este tutorial para mostrar como fazer efeito de pingos e água escorrendo em pontes, beirais, etc.. Mostrarei em vídeo e também no tutorial escrito.
Assista aos vídeos com o tutorial e um teste de carro e pista com links para download:
Deixe seu comentário, o que achou do artigo, com dúvidas e sugestões. Será respondido dentro do possível
Site Oficial do Assetto Corsa: https://www.assettocorsa.net/en/
Compre na Steam: http://store.steampowered.com/app/244210/
Baixe o 7Zip para descompactar arquivos 7z: https://www.7-zip.org/download.html
Baixe também o Notepad++ para editar os arquivos de configuração conforme mostro nos meus vídeos: https://notepad-plus-plus.org/downloads/
Download de Content Manager: https://assettocorsa.club/content-manager.html
Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/
Patreon do Ilja para baixar o CSP com modo chuva incluído: https://www.patreon.com/x4fab
Discord do CM e CSP: https://discord.gg/Z2FDzZ88
Download do SOL: https://www.racedepartment.com/downloads/sol.24914/
Patreon do Peter Boese, desenvolvedor do SOL/Pure: https://www.patreon.com/peterboese
Discord do SOL/Pure: https://discord.gg/fM8zVzP
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